Rádio JOVEM PAN

94.7. Jovem Pan Fortaleza

Ouvir

Paleontólogo diz que fósseis de dinossauros no Brasil foram encontrados “por acaso”

por Jovem Pan, . - Atualizado em

Luiz Eduardo Anelli ainda explicou como funciona a determinação das características de um dinossauro

Luiz Eduardo Anelli ainda explicou como funciona a determinação das características de um dinossauro

Fonte: Liliana Barreto/Jovem Pan

O paleontólogo Luiz Eduardo Anelli está lançando o livro “O Brasil dos Dinossauros”, mostrando detalhes sobre os animais que fizeram parte do nosso país na pré-história. No Morning Show desta terça-feira (2), Anelli diz que os fósseis brasileiros foram quase todos encontrados por acaso.

Como será que as características de animais extintos são determinadas, já que não há nada que comprove sua aparência? Segundo o escritor, os paleontólogos vão na base do chute, mas sempre buscando ligar com os dados de animais de hoje em dia que vivem na região em que os dinossauros estiveram.

“Nós damos um chute educado e bacana. O animal vive em floresta, ou vivia em região árida. Pegamos animais de hoje em dia e projetamos o que vemos em animais do passado. Os dinossauros brasileiros são bem discretos. As penas dos dinossauros guardam as células que dão a cor a eles”, contou.

Estudar fósseis é uma alegria para Anelli. Para ele, a paleontologia dá a chance de conhecer um pouco de nós mesmos, nos levando a uma pré-história bem diferente do que existe atualmente.

“É um tema superquente e bacana. Tão legal quantos os dinossauros, é o lugar para onde nos levam. Nos levam a uma pré-história brasileira muito diferente do atual”, concluiu.

Tags da Pan

Comentários